Dia 13 de julho às 19:30 na Léo Bahia Arte Contemporânea.
Rua Nestor Gomes, 160 – Centro – Vitória / ES
Gustavo Rodrigues (Belo Horizonte/1988) é artista visual, pesquisador e educador, graduado em Artes Visuais e pós-graduando em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela UEMG. Em 2014, iniciou investigações acerca do discurso pornográfico, desenhando corpos masculinos sobre aquarela. As intimidades, desejos, corpos nus e relações sexuais seguiram como principais objetos de estudo, de modo a conflitarem com os interesses de instituições e espaços expositivos, que não se interessavam pela estética sensual e provocativa de suas obras. Uma grande saída foram as feiras gráficas de rua, que permitiram que elas tivessem mais visibilidade e reconhecimento. Em 2016, participou de uma mostra coletiva, a fARTura 2ª edição, na qual a organizadora utilizava o trabalho de outro expositor como “tapume” em suas obras, nos horários de visitação. Em 2017, no auge dos movimentos contra a censura pós queermuseu, participou da exposição Arte Generada, na Escola de Arquitetura da UFMG, juntamente com outros artistas que defendiam a liberdade de expressão artística. Ali, não deixou de vivenciar novamente a censura, quando a universidade resolveu alterar o fluxo do local de entrada, de modo a evitar “certos olhares”, e, finalmente, optar por encerrar a exposição antes do previsto. Rodrigues segue experimentando essas possibilidades físicas e virtuais para uma arte entendida como transgressora, e até mesmo se inserindo em plataformas como o onlyfans (sob a alcunha de Ralf Nitro), tensionando mídias e espaços possíveis que possam viabilizar a exposição de suas ideias.
Nicolas Soares Formado pela Escola de Belas Artes| UFBA, Salvador, Mestre pelo PPGA – Artes| UFES, Vitória. Professor Substituto Departamento de Artes Visuais e Professor Orientador de TCC Ensino a Distância de Licenciatura em Artes Visuais, UFES.
Pesquisa sobre a abordagem do íntimo e os processos criativos na fotografia contemporânea, principalmente em como os corpos são apresentados e percebidos através da imagem técnica; da subjetividade como um lugar da arte. Atento às questões homossexuais, às políticas afirmativas da negritude e dos afetos.
Dentre as exposições coletivas, 15º Salão da Bahia, MAM. Exposições individuais selecionadas pelos editais SECULT-ES, Galeria Homero Massena e Casa Porto das Artes Plásticas; da Kaaysa Art residence em Boiçucanga (SP), curadoria Bianca Bernardo; Residência artística do Mosteiro Zen budista do Morro da Vargem em Ibiraçu (ES), com coordenação de Ernesto Bonato. Ainda compõe o acervo público da Galeria Espaço Universitário (GAEU-UFES).
Coordenador da Galeria Homero Massena, espaço da Secretaria de Cultura (SECULT-ES); de 2019 a 2022. Atualmente diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES – SECULT-ES); 2022-.
Horário de funcionamento
De segunda a sexta das 14 às 19 horas
Sábado das 11 às 14 horas
Rua Nestor Gomes, 160
Centro – Vitória / ES
CEP: 29018-180